quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O USO DO VÍDEO NA SALA DE AULA COMO RECURSO DIDÁTICO


O USO DO VÍDEO NA SALA DE AULA COMO RECURSO DIDÁTICO

               O uso do vídeo na sala de aula é uma ferramenta muito utilizada e, se aplicada da forma correta, torna-se uma grande aliada no desenvolvimento do processo ensino/aprendizado do aluno, além de criar laços entre a vida escolar e cotidiana deste dentro e fora da escola, fazendo com que o discente atue não somente de forma passiva, mas interaja de forma ativa. Os vídeos tem grande importância, em minha didática quando trabalho um determinado assunto em minha disciplina sempre procuro encerrar o assunto passando um vídeo relacionado ao conteúdo estudado para reforçar o que já foi visto antes de aplicar uma avaliação. 
Resultado de imagem para como os vídeos podem ser utilizados para efeitos didáticos em sala de aula        Existem variedades de programas de vídeo que podem ser utilizados na escola como: desenhos animados, vídeos da Internet, comerciais, programas como TV Escola, propagandas, informativos, produções realizadas pelos alunos e outros. Devemos ter alguns cuidados com a utilização antes de usar esse recurso. Para sua utilização devemos levar em conta o planejamento do professor, priorizando os objetivos a serem desenvolvidos durante a sua aula, a fim de efetivar a aprendizagem. A utilização do vídeo exige prioritariamente uma checagem inicial dos aspectos técnicos (qualidade do material, qualquer que seja duração, cor, som, imagem) e pedagógicos (aspectos mais importantes, cenas, adequação à faixa etária, linguagem, assunto, outros).                          
        Além desses cuidados citados anteriormente, outros mais precisam ser considerados na utilização do vídeo em sala de aula. Formas inadequadas podem causar transtornos e descaracterizar seu uso, comprometendo o trabalho do professor.
              Tanto o vídeo como a mídia televisiva, se bem empregado pelo professor, enriquecem a aula e o ambiente escolar e proporcionam uma aprendizagem mais significativa, considerando que “somos tocados pela comunicação televisa sensorial, emocional e racionalmente” (FIORENTINI; CARNEIRO, 2001, p.25).


Referências Bibliográficas 

FIORENTINI, L. M. R.; CARNEIRO, V. L. Q. (org.). TV na escola e os desafios de hoje: Curso de extensão para Professores do Ensino Fundamental e médio da Rede Pública. Unirede e Seed/Mec. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. v.1, 2 e 3.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Redes Sociais a Favor da Aprendizagem

Redes Sociais a Favor da Aprendizagem

Atividade 4
Hoje a maioria de nossos alunos possuem um tipo de rede social, essas redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade imutável. Mais do que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar o nosso trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas. Alguns exemplos do uso dessas formas de usar essas redes são:  a mediação de grupos de estudo para  convidar os alunos de séries diferentes para participarem de grupos de estudo nas redes - separados por turma ou por escolas, isso ajuda a diagnosticar as dúvidas e os assuntos de interesse dos estudantes que podem ser trabalhados em sala de aula, de acordo com os conteúdos curriculares já planejados para cada série.Os grupos no Facebook  podem ser concebidos como espaços de troca de informações entre professor e estudantes,  disponibilize conteúdos extras para os alunos pois as redes sociais são bons espaços para compartilhar com os alunos materiais multimídia, notícias de jornais e revistas, vídeos, músicas, trechos de filmes ou de peças de teatro que envolvam assuntos trabalhados em sala, de maneira complementar, pode-se também organizar um chat para tirar dúvidas dos alunos sobre os conteúdos ministrados em sala de aula.  Pode-se  usar os chats dFacebook, do Google Talk. 
Resultado de imagem para redes sociais na educação










Já para o grupo 2, elaboração de esquemas, fluxogramas e apresentações achei interessante o uso do popplet  para a construção de fluxogramas na área da genética.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Kahoot: Uma maneira divertida de aprender jogando





O uso de softwares para o uso de quizzes (perguntas e respostas) no formato de jogos (Kahoot), é uma maneira divertida para os estudantes aprenderem o conteúdo que estão estudando, facilitando a sua aprendizagem. Eu trabalhei com 1° ano o assunto Tabela Periódica, formulei questões que iriam cair na prova, o resultado foi muito bom e produtivo, pois meu alunos aprenderam o conteúdo de maneira divertida e adoraram a aula. Também posteriormente  conseguiram boas notas na prova, isso me deixou feliz pois consegui passar para eles a matéria de maneira diferente, o que fez eles aprenderem e se interessarem  por um conteúdo importante da área da química que eles consideravam difícil e acabou  se tornou atrativo e fácil usando o Kahoot.

Utilizar este tipo de ferramentas é uma estratégia, na minha opinião, para captar a atenção e interesse do público-alvo, uma vez que está em jogo o uso de tecnologias. E na minha opinião comprovou-se naquele contexto. Os alunos aderiam positivamente à proposta, colaboram e mais importante, serviu para consolidarem os conhecimentos anteriormente apresentados, assim como tirar dúvidas. 
É super divertido, e  além de ser uma maneira  lúdica pode ser pedagógica.
Se querem um conselho, usem-na e abusem do Kahoot!

Minhas Atividades Aplicadas com os alunos encontra-se no link abaixo. 








sábado, 10 de setembro de 2016

Gerador de Qr Code

Gerador de Qr Code (http://portal.mec.gov.br/instituicoes-credenciadas/educacao-superior-a-distancia)